Diretor Estratégico (DRX) do Instituto GeoLAB, Prof. Dr. Cristovão Henrique, e Danuza Lemos, GeoLABER e empreendedora, foram indicados ao prêmio em 2024.
A Câmara Brasileira de Cultura, por meio de sua Academia de Ciências e Artes, reafirmando seu compromisso institucional de promover a educação, a cultura e as artes, e de reconhecer instituições e personalidades que contribuem significativamente para o desenvolvimento da sociedade, realizou o evento Ícones da Amazônia, em Rio Branco (AC), neste sábado (29 de junho). Indicados ao prêmio, 38 personalidades serão agraciadas em diversas áreas dos campos acadêmico, profissional, social, cultural, artístico e empresarial. Entre os indicados estão o Prof. Dr. Cristovão Henrique, Diretor Estratégico (DRX) do Instituto GeoLAB, homenageado com a ordem honorífica da Cruz do Mérito da Economia, e Danuza Lemos, GeoLABER e empreendedora, homenageada com a Cruz do Mérito Empreendedor.
O Evento
O evento Ícones da Amazônia destaca figuras importantes e projetos inovadores que fazem a diferença na região amazônica, e reflete o esforço da Câmara Brasileira de Cultura em valorizar e incentivar o talento e a dedicação daqueles que trabalham pelo progresso cultural e social do país. Os objetivos do evento, dentre outros, são: promover o reconhecimento Social e da Cidadania, a partir de personalidades e instituições com expressiva atuação para o desenvolvimento acadêmico, social e cultural da Região Amazônica; promover o Intercâmbio Cultural, desenvolvendo ações conjuntas com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da região em todos os campos; e valorização das pessoas, destacando grandes feitos como agentes motivadores para a sociedade.
A Câmara Brasileira de Cultura
A instituição de escala nacional, e reconhecida nas Américas do Sul e Central. A Câmara Brasileira de Cultura representa o universo acadêmico por intermédio dos seus conselhos e acadêmicos da Academia de Ciências e Artes. Apoia irrestritamente todas as manifestações de arte, desde a dança, passando pelas artes plásticas, até as artes cênicas, estimulando a pesquisa nas áreas exatas e humanas, estabelece intercâmbios culturais com outros países, e investe na formação cidadã de crianças. A CBC identifica e homenageia personalidades que se destacam no meio acadêmico, social e profissional, e empresas que se destacam em seus segmentos, premiando-as com troféus e diplomas de reconhecimento nas áreas comercial, social e ambiental.
Organizadores do evento Ícones da Amazônia e outros homenageados (Foto: Ursula Maia/Instituto GeoLAB)
Trajetória Acadêmica e Profissional dos homenageados
Cristovão Henrique, é Geógrafo e pesquisador, possui uma trajetória acadêmica e profissional consolidada. Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 2010, seguiu sua formação com um mestrado em Geografia Industrial pela mesma universidade, concluído em 2013. Dedicado a aprofundar seu conhecimento na área, obteve o doutorado em Geografia Econômica pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em 2016.
O Professor reconheceu os anos dedicados ao trabalho e sacrifícios ao longo de sua jornada até a homenagem. “É com grande satisfação que compartilho esta indicação oficial para receber a honraria da Cruz do Mérito da Economia, Grau Comendador, pela Câmara Brasileira de Cultura e Academia de Ciências e Artes. São cinco longos anos de intenso trabalho, saudades de casa e amigos, decepções, ganhos e perdas. Ainda assim, agradeço imensamente pelo reconhecimento e por esta distinção especial em minha trajetória acadêmica e profissional. O desafio não é matar um leão por dia, e sim desviar das antas.”, disse Cristovão Henrique.
Prof. Dr. Cristovão Henrique, Diretor Estratégico do Instituto GeoLAB (Foto: Ursula Maia/Instituto GeoLAB)
Danuza Lemos é formada pela União Educacional do Norte (UNINORTE), onde concluiu um módulo de Negociação e Processos Decisórios na Pós-Graduação de Gestão Estratégica de Pessoas em parceria com a FGV, em 2015. No SEBRAE/AC, entre 2014 e 2015, atuou como Consultora Selecionadora e Facilitadora do Seminário Empretec, além de desempenhar papel crucial como Consultora/Avaliadora para o Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios e o Prêmio das Micro e Pequenas Empresas – MPE. Sua carreira também inclui papéis de liderança e coordenação em projetos de economia solidária, consultoria ambiental e desenvolvimento sustentável, evidenciando seu compromisso com práticas empresariais responsáveis e desenvolvimento comunitário.
Atuando há mais de duas décadas na área de empreendedorismo, Danuza falou da promoção da sustentabilidade e equilíbrio que sua carreira se dedica: “Como economista e consultora empresarial há mais de 20 anos, minha jornada tem sido dedicada a promover um negócio mais sustentável e uma vida mais equilibrada a meus clientes e com isso, contribuir para o desenvolvimento e crescimento empresarial do Acre e do Brasil. À Câmara Brasileira de Cultura e à Academia de Ciências e Artes, muito obrigada pelo reconhecimento e parabéns por tão grandioso evento. Muita honra em fazer parte deste seleto grupo de homenageados nesta noite memorável!”, falou.
Danuza Lemos, empreendedora e GeoLABER (Foto: Ursula Maia/Instituto GeoLAB)
A Diretoria de Inovação e Governança (DIG) do Instituto GeoLAB, as Diretorias e as Divisões Técnicas (DETs) parabenizam os GeoLABERS pela homenagem, reafirmando o compromisso institucional e destacando a honra de tê-los em nossa Instituição.
Acompanhe o Instituto GeoLAB nas Redes Sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui!
Contato para a imprensa: