SINCE 2020
#SomosGeoLAB
O Instituto de Pesquisa GeoLAB | Geoeconomic Laboratory of South America Research Institute, foi criado em resposta à urgência de fundar um Think Tank na Amazônia Sul-Ocidental. O instituto GeoLAB compreende a complexidade geoeconômica, geopolítica e climática deste início de século, principalmente do papel do Brasil na região Sul-Americana.
O GeoLAB teve suas atividades iniciais na Universidade Federal do Acre (UFAC) em 2020, como um Grupo de Pesquisa registrado no CNPq. Em 2022, evoluímos para o Instituto GeoLAB - a primeira Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) do Estado do Acre, dedicada exclusivamente à pesquisa e inovação.
Como prevê o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação – CT&I (Emenda Constitucional nº85 de 2015 Lei 10.973/2004; Lei 13.243/2016 e Decreto nº 9.283/2018). ICT - Conceito e extensão do termo previsto no Art. 2º, inciso V, da Lei da Inovação Nº 10.973/2004. Constituído sob os princípios da Lei das ICTs Nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, o Instituto GeoLAB opera como entidade de Direito Privado, sem fins lucrativos.
Sua principal missão é promover o desenvolvimento econômico e a integração regional do Brasil na América do Sul, com foco na
Inovação, Ciência e Tecnologia, no contexto da adaptação às mudanças climáticas.
Com essa visão em mente, na equipe de pesquisadores brasileiros e estrangeiros se reúne no Instituto de Pesquisa GeoLAB. Eles fundaram um Think Tank e um Hub de Inovação na Amazônia, onde a integração regional é a peça central de todas as atividades.
A
1ª ICT de Direito Privado, dedicada a Pesquisa e Inovação, do estado do Acre
Promover a
pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico ou o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos para integração regional na América do Sul. Gerando e usando data science com soluções para os problemas regionais com saídas geoeconômicas e bioeconômicas de baixo carbono oferecendo estratégias econômicas e regionais para atividade pública e iniciativa privada diante da emergência climática;
Não temos versão de pesquisa e inovação, temos uma
VISÃO INOVADORA
Se tornar um
Think Tank referência na aplicação de tecnologia e inovação para impulsionar o desenvolvimento econômico e a integração entre os países sul-americanos no cenário de mudanças climáticas na Amazônia Sul-Ocidental.
Diretor Estratégico (DRX)
Doutor em Geografia Econômica pela UFGD (2016), Mestre em Geografia Industrial pela UFMS (2013), Graduado em Geografia pela UFMS (2010), e Bacharel em Relações Internacionais pela UNINTER (2019). Pós-Doutor em Geoeconomia pela UFG (2018) e foi pesquisador visitante no IPEA/DF (2020/2023) e no BID em Washington/DC (2023); Fundador do Instituto GeoLAB.
Diretoria de Relações Internacionais (DRI)
Manoela Marli Jaqueira é Doutora em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2016), com Bolsa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Especialista em Relações Internacionais Contemporâneas pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA (2017) e Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2013).
Diretor Executivo (DRE)
Mateus Barbosa é Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2016); Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2012); Graduado em Física pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2009). Realizou Estágio Sanduíche de Doutoramento no Centre DEstudis Avançats de Blanes (CEAB-CSIC), na Espanha (2014-2015).
Aqui podem encontrar todos os documentos relacionados aos pesquisadores do Instituto GeoLAB, como TERCO, NDA e modelos de Relatórios
CNPJ: 47.168.334/0001-32