Com a fusão de inovação e conscientização climática, o projeto
AmazonFALL conquistou os holofotes no
XVI Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia (ENPEG), realizado entre os dias 3 e 7 de setembro na
Universidade de São Paulo (USP).
Em um evento que celebra as práticas educacionais e a pesquisa na área de Geografia, a jornada de Neuza, a carismática capivara mutante, destacou-se como um exemplo vibrante de como arte, tecnologia e educação podem se unir para inspirar uma nova forma de olhar para a Amazônia e seus desafios.
NEUZA A CAPIVARA MUTANTE DA AMAZONIA OCIDENTAL
Reconhecido como o principal espaço para a troca de conhecimentos e experiências, o ENPEG reúne anualmente pesquisadores, professores e acadêmicos de todo o país. E, claro, o Instituto GeoLAB não pôde ficar de fora dessa!
No dia 06 de setembro, a GeoLABER Profª Drª Elisandra Moreira de Lira, pós doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, representou o Instituto em sua missão de promover o desenvolvimento econômico e integração regional na América do Sul baseadas na Inovação, Ciência e Tecnologia, ao apresentar à comunidade acadêmica o projeto AmazonFALL.
A apresentação despertou a curiosidade mesmo da Profa. Dra. Helena Copetti Callai, importante nome no cenário de pesquisa e educação geográfica no Brasil, que mostrou interesse nos próximos capítulos dessa história.
Te entendemos, professora! Afinal, quem não quer ver uma capivara mutante em todas as suas curiosas aventuras pelo estado do Acre? É isso mesmo! Representando o animal mais amado do país, a protagonista do curta que o projeto AmazonFALL visa produzir (saiba mais sobre o projeto aqui: https://www.geoeconomico.org/AmazonFALL ) é uma capivara inteligentíssima.
Para contextualizar, no Acre, onde as cidades pequenas guardam histórias e as notícias voam mais rápido que o vento, a famosa "Rede Cipó" foi, durante décadas, a versão de uma rede social. No auge dos seringais e até hoje, cada conversa carregava um misto de novidade, fofoca e identidade regional. E é exatamente nesse espírito que vamos mergulhar na narrativa de AmazonFALL.
Se Lady Whistledown, com sua caneta afiada, revelou os segredos mais profundos da alta sociedade britânica, aqui estamos para trazer os causos e curiosidades da jornada de Neuza, nossa capivara mutante. Mas diferentemente de Whistledown, não há mistério sobre quem conta a história: somos a "Rede Cipó 2.0", narrando aventuras mil vezes mais interessantes que os bailes dos nobres europeus. Porque, convenhamos, o que é um escândalo aristocrático perto de um raio que transforma uma capivara pacífica em uma heroína amazônica?
E por falar nisso, para os curiosos de plantão, vamos abrir um pequeno parêntese e compartilhar um detalhe exclusivo da aventura de Neuza.
Como uma boa protagonista, a jornada de Neuza não será fácil. Ela enfrentará garimpeiros ilegais, madeireiros predatórios e até um homem coringado - que não bate lá muito bem da cabeça com um desejo insaciável por ver a floresta se transformar em cinzas. Contra esse vilão vamos precisar de um Capi-sinal!
Isso me soa bem legal... não é, Theo?
Ok, está bem. Não vai acontecer. Então, é melhor eu colocar os pensamentos intrusivos na caixinha e voltar ao que nos interessa: Neuza e sua jornada. Os desafios não apenas colocarão à prova a determinação da nossa amada capivara, mas também destacarão as ameaças reais que a Amazônia enfrenta diariamente.
Você sabia? De acordo com o Jornal Metrópole e ainda sobre as queimadas, os dados no primeiro semestre de 2024 do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, apontam que a região tem a mais alta quantidade de focos de calor, em outras palavras, temperaturas acima de 47° C registradas por satélite que podem se tornar incêndios, desde 1988. E não é só isso! O mesmo cenário alarmante se repete quando falamos de desmatamento ilegal e garimpo (você pode encontrar mais informações sobre esses temas aqui no GeoLAB | NEWS).
Então, afinal, para que a equipe por trás desse projeto está tão imersa na realidade ambiental/Climática e cultural da Amazônia? Qual o objetivo do AmazonFALL?
Amazônia Sul-Ocidental
Ambientado na Amazônia Sul-Ocidental, em especial no estado do Acre, enquanto enfrentamos os desafios da adaptação climática. A série está sendo desenvolvida pelo GeoLAB | STUDIOS, uma iniciativa do Instituto GeoLAB em parceria com a Fundação Elias Mansur através da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).
AmazonFall vai além de entreter: a animação tem como objetivo principal educar e conscientizar crianças e jovens sobre a importância da conservação ambiental e do reconhecimento das culturas locais.
Durante sua jornada pela rica e desafiadora biodiversidade da Amazônia Sul-Ocidental, Neuza encontrará vilões e aliados, cada um trazendo lições valiosas sobre sustentabilidade, preservação e a interconexão profunda entre sociedade, natureza e cultura. Tudo isso em um contexto em que a adaptação climática deixa de ser uma possibilidade futura e se torna uma necessidade do presente.
E aí? Você vai se juntar a nós e a Prof. Elisandra de Lira nos próximos episódios dessa aventura?
Sobre o Projeto GeoLAB | AmazonFALL
O AmazonFall é um envolvente jogo educativo 2D desenvolvido pela startup GameLAB. Neste jogo, os jogadores entram no mundo da Amazônia por meio dos olhos de uma capivara especial que adquire poderes de comunicação e racionalidade humana após ser atingida por um raio. A capivara, chamada Neuza, se aventura na floresta amazônica, onde se depara com a diversidade exuberante da região, bem como com a degradação causada pela atividade humana.
Acompanhe o Instituto GeoLAB nas Redes Sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui!
Contato para a imprensa: