Prof. Dr. Cristovão Henrique, de 38 anos, professor universitário, e fundador do Instituto GeoLAB, foi reconhecido como um dos
Dez Jovens Mais Destacados do Brasil pelo programa TOYP (The Outstanding Young Persons) da
Junior Chamber International (JCI).
O prêmio, concedido durante a
Convenção Nacional da JCI Brasil que aconteceu entre 11 e 13 de outubro, Maravilha, Santa Catarina, homenageou líderes inovadores que, por meio de suas ações, têm contribuído para transformar a sociedade.
ENTRE PONTES E SONHOS: UM TRAJETÓRIA DE RESILIÊNCIA
Nascido em
Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, e hoje residente em Rio Branco, no Acre,
Cristovão tem uma trajetória marcada pela superação e dedicação à educação, tecnologia, produção e divulgação científica. Sendo o primeiro da família a ingressar na universidade, ele tem consciência do valor transformador da educação.
“Venho de uma família de origem humilde, e essa conquista rompeu gerações de segregação racial e social. Fiquei lisonjeado demais e feliz! Ainda que no mesmo dia que recebia o prêmio TOYP, eu passava pelo maior ataque racista da minha vida na Universidade” reflete.
AMIZADE, PESQUISA E UMA HISTÓRIA
Cristovão, ou Cris, para os amigos, se dedica a retribuir à sociedade através da ciência, com formação Geógrafo e Internacionalista com um percurso acadêmico que inclui Mestrado em Geografia na UFMS, ele é o primeiro Doutor em Geografia do Estado de Mato Grosso do Sul, formado na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD; Além disso cursou Pós-Doutorado na Universidade Federal de Goiás – UFG e atualmente é Pesquisador Sênior do CNPq também de Pós-Doutorando em Geoeconomia pela Universidade Federal da Integração Latino Americana – UNILA.
O IMPORTANTE NÃO É A OPORTUNIDADE, E SIM O QUE FAZ COM ELA!
Ele ministra disciplinas de graduação e pós-graduação em áreas como Geografia Econômica, Geoeconomia e Integração Regional, e já atuou como
Professor Visitante na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
No campo das políticas públicas,
Cristovão Henrique foi Pesquisador Visitante na Diretoria de Estudos, Relações Econômicas e Políticas Internacionais (DINTE) no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
em Brasília/DF e Consultor de Projetos de Desenvolvimento Geoeconômico no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, D.C.
CONSTRUINDO ESPAÇOS: Point Of Science
Depois dessas experiências nacionais e internacionais, na Direção Estratégica (DRX) do Instituto de Pesquisa GeoLAB, Cristovão se dedica atualmente a pesquisas sobre desenvolvimento regional da América do Sul, políticas públicas e adaptação climática, temas críticos para o futuro da Amazônia e do Brasil.
Depois dessas experiências nacionais e internacionais, na Direção Estratégica do Instituto de Pesquisa GeoLAB, Cristovão se dedica atualmente a pesquisas sobre desenvolvimento regional da América do Sul, políticas públicas e adaptação climática, temas críticos para o futuro da Amazônia e do Brasil.
“Minha carreira tem sido uma busca por respostas às grandes questões regionais e geoeconômicas que afetam nosso país e a região sul-americana, especialmente a região amazônica, importante agora para questão climática. Acredito que esses desafios podem ser superados com conhecimento e liderança conscientes”, afirma.
OS PROJETOS: UMA QUESTÃO REGIONAL DE ADAPTAÇÃO
Seus projetos buscam soluções para os desafios da geoeconomia e do desenvolvimento regional, temas que ele considera fundamentais sobretudo para regiões remotas e esquecidas no interior do país. Como foi no evento de integração regional acontecido em Rio Branco/Acre, que teve a presença da Ministra de Estado Simone Tebet, conterrânea de Cristovão Henrique.
Indicado pela Camila Alves, pensou rapidamente no nome do Prof. Cristovão, foram amigos na universidade, em Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, e, por considerar que ele é profundamente conectado aos valores da JCI, como a dignidade humana, a fraternidade e o serviço à humanidade.
Indicado pela
Camila Alves, pensou rapidamente no nome do Prof. Cristovão, foram amigos na universidade, em Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, e, por considerar que ele é profundamente conectado aos valores da JCI, como a dignidade humana, a fraternidade e o serviço à humanidade.
“O Cristóvão é um grande amigo, mas além disso é uma pessoa na qual admiro sua história, e sua capacidade de superação e resiliência diante dos desafios da vida. E claro que para somar a isso é indiscutível sua dedicação profissional e tudo o que vem construindo por meio da liderança e pesquisa. Então foi a primeira pessoa que pensei para indicar ao prêmio Toyp 2024”
Ao receber o prêmio TOYP, Cristovão Henrique reforçou sua intenção de amplificar esse impacto usando plataformas inovadoras como o
Point Of Science®.
Um dos maiores espaços de divulgação científica da Amazônia Ocidental, que já tem quatro edições realizadas entre 2022/2024.
Neste quesito, o
Point Of Science® IV trouxe inovações desafiadoras e painelistas de alto calibre como a Miss Acre Larysa Costa, que conquistou o 8º lugar de Mulher mais bonita do Brasil. Preparada por Lucas Ly que além de host permanente do Point Of Science, é missologo e conduziu Larysa até a posição.
"A 4ª edição do
GeoLAB | Point Of Science® foi mais um desafio e, ao mesmo tempo, uma missão cumprida com êxito. Foi incrível ver o impacto e o crescimento do evento. E já estamos de olho em novos horizontes para 2025!" – Lucas Ly, Host do Point Of Science® IV
O
Prêmio TOYP JCI 2024
- celebra jovens que causam impacto positivo em diversas áreas e é uma homenagem que reconhece o comprometimento do Cristovão com o desenvolvimento de uma sociedade melhor. Ele que nos últimos dias tem recebido ataques de cunho racista nas redes sociais.
Ainda assim, com todo cenário delicado, em que sua reputação foi alvo de comentários algozes, inclusive de acadêmicos da universidade que ele trabalha. Professor se manteve firme e acompanhou a Cerimônia de Premiação remotamente, naquela ocasião era representado por Vanessa de Pinheiro, Presidente da JCI Jaraguá do Sul, que compartilhou o orgulho de representar um líder tão comprometido.
"Espero que este prêmio possa inspirar outras pessoas, especialmente da população negra, a se envolverem em ações que promovam uma sociedade mais justa e igualitária, com uma dimensão menos racista, inclusive nas universidades. Poupando outros negros e negras em posição de liderança de ataques racistas, simplesmente por ousarem em construir pontes para o futuro" destacou Cristovão Henrique.
Sobre a JCI Brasil
A JCI Brasil é uma organização global que capacita jovens líderes, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de indivíduos entre 18 e 40 anos. A organização está presente em 110 países e atua na promoção de soluções para os desafios contemporâneos, fortalecendo o futuro com jovens engajados na transformação social.
Contato para a Imprensa:
Iasmin Seelig
iasmin@jci.org.br
Acompanhe o Instituto GeoLAB nas Redes Sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui!
Contato para a imprensa: