Na Amazônia Sul-Ocidental, em território acreano, nasceu uma iniciativa inovadora que se destaca por sua abordagem única para educar e conscientizar sobre a importância da emergência climática no centro da floresta tropical mais diversificada do mundo. O AmazonFALL, projeto do GeoLAB | STUDIOS, vai além de ser apenas um curta-metragem: é uma jornada imersiva que combina inovação, tecnologia, cultura e arte. Tudo isso, em uma narrativa envolvente sobre os temas dos eventos extremos do clima no estado do Acre, inspirando as ações educacionais na Amazônia de modo gamificado.
O projeto foi aprovado no edital da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022) de incentivo à cultura, através da Fundação Elias Mansour (FEM), no estado Acre, e se encontra em desenvolvimento na Divisão de Games, Inovação e Gamificação (GIGA) do Instituto de Pesquisa GeoLAB.
AmazonFALL: A ORIGEM
Theodoro Mendes durante processo de criação.
O
AmazonFALL surge a partir da visão compartilhada por
especialistas em tecnologia e educação climática que buscam uma maneira inovadora de abordar os desafios enfrentados pela
Amazônia. Com a missão de
educar,
inspirar e
engajar, o projeto de inovação foi concebido como uma ferramenta educacional poderosa que utiliza a tecnologia para criar uma experiência
imersiva e
transformadora, valorizando a história e a cultura do
Acre.
Theodoro Mendes, Coordenador de Propriedade Intelectual (COPI)
do Instituto GeoLAB e Criador do AmazonFALL, compartilhou com detalhes o início da criação deste projeto.
“Quando estávamos criando os personagens e decidindo como faríamos isso, eu dei a sugestão de ser uma capivara, pois é um animal pacífico e muito carismático entre o ambiente que vive, se dá bem com outros animais e não é agressivo. Além de todos gostarem bastante. E com toda a experiência geek e referências de jogos e quadrinhos, fizemos um apanhado disso tudo e desenvolvemos a nossa capivara, que seria uma capivara mutante na realidade da Amazônia Sul-Ocidental”, conta Theodoro.
O AmazonFALL não é apenas um projeto isolado; ele é uma manifestação direta da missão do Instituto GeoLAB de promover o desenvolvimento regional diante da crise climática, encontrando no AmazonFALL uma oportunidade única de atingir seus objetivos educacionais e ambientais na Amazônia.
Membros do Instituto GeoLAB recebendo do Presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Minoru Kinpara, a habilitação do projeto AmazonFALL.
“Depois de ter organizado as ideias e desenhado toda a questão de conceito de arte e background inicial de enredo, ou seja, o projeto devidamente construído, partimos para o financiamento e logo fomos aprovados no edital de Incentivo à Cultura da Fundação Elias Mansour. Não posso dizer que foi fácil, mas foi muito gratificante ver a minha arte se tornando cada vez mais viva e poder compartilhar isso com as futuras gerações, torna isso ainda mais satisfatório”, expressa o criador da animação.
EXPLORANDO A EXPERIÊNCIA DA ANIMAÇÃO
No AmazonFALL, conhecemos Neuza, uma capivara que se torna o centro de uma emocionante jornada pela Amazônia. Após ser atingida por um raio, Neuza adquire habilidades humanas, transformando-se em uma personagem única e cativante, defensora da Amazônia Acreana.
Sua jornada pela floresta amazônica não é apenas uma aventura, mas sim uma oportunidade para os telespectadores explorarem a rica biodiversidade da região e os desafios enfrentados por sua preservação, valorizando o patrimônio histórico e a cultura do Acre.
Assista ao vídeo do processo completo de criação da personagem:
O AmazonFALL oferece uma representação visual deslumbrante da Amazônia, com gráficos meticulosamente detalhados e ambientes com referências das cidades como Cruzeiro do Sul e Rio Branco, fatores que transportam os telespectadores para dentro da realidade da floresta tropical, com os detalhes traduzidos em sons criados por Cau Bartholo, a primeira DJ Acreana.
Além de entreter, a animação também educa, incentivando os telespectadores a aprender sobre as diferentes Amazônias, as espécies que nelas habitam e os desafios enfrentados pela região.
Fabricio Scandovieri, assumindo o papel de Diretor Técnico e Scrum Master do curta-metragem AmazonFall, destaca a oportunidade que o projeto proporcionou para explorar e aprender.
“Como profissional, tenho experimentado um crescimento imenso ao trazer à vida personagens inspirados pela riqueza cultural, fauna, flora e tradições originárias da região. Após meses de pesquisa e dedicação, ver essas histórias ganhando forma é uma experiência incrivelmente gratificante. Desejo que crianças e adolescentes do Brasil, e até mesmo do mundo inteiro, possam se apaixonar por Neuza, nossa capivara acreana, e que tirem valiosas lições do curta-metragem AmazonFall”, declara Fabricio.
IMPACTO DO PROJETO AmazonFALL
Cristiele Silva, Prof. Dr. Cristovão Henrique e Henrique Álefy.
Após longa jornada de criação, o projeto AmazonFALL recebeu sua habilitação durante cerimônia no Museu dos Povos Acreanos.
Durante o processo de concepção do AmazonFALL,
Henrique Álefy,
Diretor de Games, Inovação e Gamificação do Instituto GeoLAB, desempenhou um papel fundamental na montagem da proposta e na definição da mensagem a ser transmitida pelo projeto.
Henrique Álefy e Prof. Dr. Cristovão Henrique durante bate-papo com Minoru Kinpara, Presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour.
“Minhas expectativas são que, após passar por esta fase inicial crucial de desenvolvimento da história em animação, o projeto alcance seu produto final como um jogo. Além disso, espero que ele chegue até os alunos, que são o público-alvo, e que também possamos exportar nossos valores locais para outros estados e países.", compartilha Álefy.
O projeto inclui avaliações regulares para medir o impacto da animação na conscientização ambiental e nas ações dos telespectadores, garantindo que ele continue a cumprir seus objetivos educacionais e ambientais ao longo do tempo.
Ao integrar elementos educacionais e informativos neste curta-metragem, o Instituto GeoLAB visa criar uma geração de alunos conscientizados sobre a crise climática, capacitados e inspirados a tomar medidas para se adaptar a uma nova realidade imposta pelo nosso tempo.
Acompanhe o Instituto GeoLAB nas Redes Sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui!
Para mais informações sobre o AmazonFALL, projeto financiado pela Fundação Elias Mansour, visite www.geoeconomico.org/AmazonFALL
E lembrem-se: #SomosGeoLAB!
Contato para a imprensa: